NOTAS
A Sociedade Filarmónica União Primeiro de Dezembro foi fundada no dia 1 de Dezembro de 1880, sob foral do então Rei D. Carlos, último Rei de Portugal, tendo como cor da bandeira o azul, símbolo marcante da monarquia. Este edifício devoluto, adquirido pela módica quantia de 400 000 réis em 1883, é hoje a memória viva de tempos dedicados à instrução e ao recreio como música, bailes, récitas e outras distracções que a Sociedade Filarmónica promovia na época. Um marco da cultura sintrense do século XX hoje esquecido e entregue para venda.
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Pintura e conservação das fachadas. Reabilitação e modernização do interior do edifício afim de reabri-lo à sociedade como exemplo de cultura viva de Sintra oferecendo novas e renovadas actividades de formação cultural, desportiva, recreativa e cívica.
________________________________________________________________________________
ALERT:
Visit Sintra (is it a world heritage site?) Sintra is suffering from lack of effective legislation for the protection, conservation and rehabilitation of built heritage. Visit and see with your own eyes.
3 comentários:
Que pena! Ainda me lembro de lá haver bailes.
Sim, é verdade, muitas das pessoas que viviam nos arredores, em Ranholas e Abrunheira, por exemplo, eram assíduos frequentadores das actividades de animação da Sociedade Filarmónica União 1º de Dezembro pois num tempo onde só havia uma televisão a preto e branco na Abrunheira para os mais pobres deslumbrarem-se e assistirem ao futebol e ao, na altura mediático, festival eurovisão da canção, pouca mais oferta de lazer e cultura existia.
Muito muito triste tem um interior lindo...tudo o que temos de melhir ao abandono.Tristeza de governantes
Enviar um comentário