NOTAS
Complexo industrial da empresa Laboratório Normal - Produtos Farmacêuticos, SA., que pertence ao grupo Novartis. Segundo um Relatório NOVARTIS 2006 «Com o encerramento da actividade industrial, já realizado em 1999,a Empresa não efectuou em 2006 quaisquer vendas mas manteve a sua actividade como prestadora de serviços a outras empresas do Grupo Novartis.», dizendo ainda que «Após a transferência de grande número de produtos e respectivas Autorizações de Introdução no Mercado (AIM) para uma empresa austríaca do Grupo Novartis – Sandoz GmbH em 2003, o Laboratório Normal detinha no final de 2006 9 registos de especialidades farmacêuticas, dos quais 3 obtidos durante o ano.» embora «O Capital Social da empresa manteve-se em ¤ 1.247.500,00.» e «Os resultados operacionais apresentaram um valor negativo de ¤ -7.350,53. Após adição dos resultados financeiros de ¤ 102.228,62, a sociedade manteve os resultados correntes em ¤ 94.878,09, e por fim, o resultado líquido de ¤ 67.948,64.». Sabendo que «Durante 2006 a sociedade não teve colaboradores a seu cargo.» e «Não foram efectuados quaisquer investimentos em 2006. Foram alienados bens no montante de ¤ 35.898,11, relativos a equipamento não necessários para o exercício normal da actividade.» nesse mesmo ano 2006 o Laboratório Normal viria a cair e o grande complexo laboratorial deixado ao abandono uma vez que «A empresa Laboratório Normal, S.A. continuará a desempenhar uma actividade de promoção de produtos farmacêuticos no mercado nacional, recebendo para este efeito serviços administrativos da Novartis Farma, S.A..».
Com uma história centenária, o Laboratório Normal é muito mais do que um laboratório abandonado à mercê de uma modernidade demasiado globalizante para continuar sustentável. O blog Restos de Colecção apresenta um apanhado histórico com várias fotografias do qual destacamos a seguinte que remonta às primeiras instalações do laboratório em Mem Martins:
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Revitalização do complexo para a criação de um novo laboratório ou industria farmacêutica.
________________________________________________________________________________
ALERT:
Visit Sintra (is it a world heritage site?) Sintra is suffering from lack of effective legislation for the protection, conservation and rehabilitation of built heritage. Visit and see with your own eyes.