NOTAS
Complexo industrial da empresa Laboratório Normal - Produtos Farmacêuticos, SA., que pertence ao grupo Novartis. Segundo um Relatório NOVARTIS 2006 «Com o encerramento da actividade industrial, já realizado em 1999,a Empresa não efectuou em 2006 quaisquer vendas mas manteve a sua actividade como prestadora de serviços a outras empresas do Grupo Novartis.», dizendo ainda que «Após a transferência de grande número de produtos e respectivas Autorizações de Introdução no Mercado (AIM) para uma empresa austríaca do Grupo Novartis – Sandoz GmbH em 2003, o Laboratório Normal detinha no final de 2006 9 registos de especialidades farmacêuticas, dos quais 3 obtidos durante o ano.» embora «O Capital Social da empresa manteve-se em ¤ 1.247.500,00.» e «Os resultados operacionais apresentaram um valor negativo de ¤ -7.350,53. Após adição dos resultados financeiros de ¤ 102.228,62, a sociedade manteve os resultados correntes em ¤ 94.878,09, e por fim, o resultado líquido de ¤ 67.948,64.». Sabendo que «Durante 2006 a sociedade não teve colaboradores a seu cargo.» e «Não foram efectuados quaisquer investimentos em 2006. Foram alienados bens no montante de ¤ 35.898,11, relativos a equipamento não necessários para o exercício normal da actividade.» nesse mesmo ano 2006 o Laboratório Normal viria a cair e o grande complexo laboratorial deixado ao abandono uma vez que «A empresa Laboratório Normal, S.A. continuará a desempenhar uma actividade de promoção de produtos farmacêuticos no mercado nacional, recebendo para este efeito serviços administrativos da Novartis Farma, S.A..».
Com uma história centenária, o Laboratório Normal é muito mais do que um laboratório abandonado à mercê de uma modernidade demasiado globalizante para continuar sustentável. O blog Restos de Colecção apresenta um apanhado histórico com várias fotografias do qual destacamos a seguinte que remonta às primeiras instalações do laboratório em Mem Martins:
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Revitalização do complexo para a criação de um novo laboratório ou industria farmacêutica.
________________________________________________________________________________
ALERT:
Visit Sintra (is it a world heritage site?) Sintra is suffering from lack of effective legislation for the protection, conservation and rehabilitation of built heritage. Visit and see with your own eyes.
4 comentários:
Quanto abandono!
Cara Graça,
Continuaremos a colocar no mapa este e muitos outros casos dos mais variados de ruínas no concelho de Sintra. É um trabalho necessário embora deprimente.
Boa tarde
Alguem me pode indicar o contacto do propriatario destas roinas ou e completamente abandonada?
Com os melhores cumprimentos
Quem te viu e quem te vê.
Quem se lembra das festas de Natal da Bernardo Lima?
Quem se lembra dos passeios anuais nos autocarros da Cityrama por esse Portugal?
Tempos aureos.
Enviar um comentário